segunda-feira, 31 de março de 2014

Philippe Starck


Designer nascido em 1949, na capital francesa, Paris. Ainda na sua cidade natal formou-se na escola Nissim de Cômodo. Sua grande capacidade de criar é herança de seu pai, um inventor e engenheiro aeronáutico. Starck ganhou prêmios por trabalhos na área de decoração de interiores, principalmente de hotéis e restaurantes.
Philippe teve destaque no mundo do design por suas obras com utensílios de uso diário como cadeiras, mesas, sofás, poltronas. Seu traçado singular mistura aspecto orgânico, linhas finas e materiais incomuns. Dessa forma atrai os apreciadores do estilo futurista mesmo que seja em objetos comuns. Apesar de seus trabalhos conquistarem pelo olhar, ele tem como objetivo “ser bom” antes de “ser bonito”.
Em 1965 ganhou a competição de mobiliário de La Vilette. Três anos depois fez parte do desenvolvimento de móveis infláveis em parceria com L. Venturi. Foi diretor de arte da Pierre Cardin (1969) onde produziu 65 peças de design exclusivo. Trabalhou para várias empresas como: Disform, Driade, Baleri, XO e Idée.
Em 1979 fundou sua própria empresa, a Starck Productions. Já havia trabalhado como designer de produtos, de mobiliário e de interiores quando foi selecionado a desenvolver a renovação completa de apartamento pessoal do presidente de seu país.
Em 1986 tornou-se conferêncista adjunto da Domus Academy, em Milão.
É conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma, quanto pelos materiais que emprega nas suas criações.




Sua consciência precoce das implicações ecológicas, o entusiasmo com que imagina novos estilos de vida, o amor que sente pelas ideias, o empenho com que defende a inteligência daquilo que é útil - e a utilidade da inteligência - o levaram de uma criação icônica para outra... Desde produtos de uso cotidiano, como móveis e espremedores, até grandes iates revolucionários, hotéis que estimulam os sentidos, lugares fantasmagóricos e hélices eólicas personalizadas, tudo nunca para de colocar em discussão os limites e os critérios do design contemporâneo.
Inventor, criador, arquiteto, designer, diretor artístico, Philippe Starck é sem dúvida um homem que descende diretamente dos artistas do Renascimento.

http://designers.folha.com.br/philippe-starck-volume-01.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Philippe_Starck
http://www.starck.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário