segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pinhole

O que é Pinhole?
Do inglês, buraco de alfinete - é o nome dado à técnica que irá permitir que o fenômeno fotográfico se dê em um ambiente sem a presença de lentes (componente das máquinas fotográficas convencionais). Um furo é o que permite a formação da imagem em um recipiente ou espaço vedados da luz. A projeção de imagens por este método é uma lei física, e já é conhecida pelo homem desde a Antiguidade. Antes do advento da fotografia (séc.XIX), as projeções pinhole eram instrumento científico de visualização de eclipses e no estudo das estrelas; nas artes, as imagens pinhole serviam de molde para os pintores paisagistas. O desenho abaixo, de autoria do astrônomo Gemma Frisus, ilustra a projeção pinhole para observações de fenômenos astronômicos:
A princípio, qualquer espaço protegido da luz pode servir como câmara escura: de latas e caixas das mais distintas proporções até espaços menos convencionais, mas com entrada de luz que possa ser controlada, como um refrigerador, um baú, um armário, uma sala, ou um automóvel. Em cada caso existe um tamanho de furo apropriado para que a projeção se dê de forma nítida, pois é por este princípio que a projeção, e por consequência a fotografia pinhole, são possíveis. Este furo pode ser determinado através de uma fórmula matemática relacionada às dimensões do recipiente escolhido. O recipiente furado passa então a ser uma câmara escura, com a qual podemos produzir fotografias ao colocar filme ou papel fotográfico no seu interior.
Um furo bem calculado e executado garante às imagens uma nitidez indiscutível, que caracteriza as imagens pinhole. O furo é sempre minúsculo se comparado à dimensão da câmara escura; como consequência, requer obtenções fotográficas de tempos relativamente longos, se comparados ao click da câmara fotográfica. As imagens, também, sofrerão distorções se o recipiente onde o papel fotográfico é colocado não possuir paredes planas (pode ser um recipiente cilíndrico, como é o caso de muitas latas).

Materias necessários para construir a sua pinhole com lata de achocolatado:
-1 lata de achocolatado (nescau)
- 2 folhas de papel A4 preto
- fita isolante
- cola
- um pedaço de alumínio (um pequeno quadrado que pode ser de latinha de refrigerante, este será seu futuro obturador)
- prego
- lixa
- agulha

Primeiro você vai vedar a lata, usando o papel A4 preto, ou então você pode usar spray preto, tinta preta fosca, ou até mesmo color set preto, você encontra esses materiais em qualquer livraria. Depois de ter feito isto, você irá fazer o mesmo com a tampa, pois toda a lata deve ser vedada no seu interior. Usando um prego, você fará um pequeno furo, e com a lixa irá retirar o "excesso" que ficou dentro da lata, o "volume" provocado pelo furo que ficará em torno, em seguida, coloque o pedaço de alumínio que você cortou da latinha de refrigerante (com cuidado!) e cole em cima do primeiro buraco feito com o prego e, então fure este com a agulha. Vale lembrar que este pequeno pedaço de alumínio também precisa ser vedado, usar a tinta ou spray nesta fase é uma boa solução aos invés de papel ou color set. Para finalizar, corte um pedaço de fita isolante e cole do lado de fora sobre o oríficio o qual, será seu obturador, a fita adesiva servirá como "botão" para "disparar" a câmera.
Agora você está quase pronto para sair fotografando com a sua pinhole, apenas necessita do papel fotográfico (negativo), que será colocado dentro da lata de forma que a luz quando entrar na sua câmera atinja-o de frente (deve ser posicionado como mostra na imagem acima), pois lembrando, que o papel fotográfico é sensível a luz, falaremos sobre ele no próximo post.

Minha Pnhole pronta, com a fita isolante sobre o obturador.

Fizemos uma atividade em aula, utilizando como cenário dois manequins, e garrafas de bebidas, abaixo uma foto feita com 5 minutos de exposição, para teste:
Como podemos perceber, a imagem não está nítida, apenas vemos alguns vultos e borrões, sendo necessário uma exposição em um tempo superior ao de 5 minutos, por conta da iluminação. Sendo este processo feito à luz natural do dia, podemos obter uma imagem melhor em até 15 segundos.
Importante: O papel também será submetido ao processo de revelação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário