terça-feira, 10 de abril de 2012

Papel Fotográfico

Papel fotográfico: É o nome usado, originalmente, para designar um papel revestido com uma camada de produtos químicos fotossensíveis, que são usados para a produção de impressões fotográficas. Os papéis fotográficos contêm uma emulsão de haleto de prata sobre um suporte de papel branco.
A imagem da cópia é composta de quantidades variadas de partículas de prata numa emulsão fixada numa base de papel. A própria base reflete cerca de 90% da luz que incide sobre ela através da gelatina transparente da emulsão.
Como, ocorreram mudanças, como a fotografia digital, esse termo passou a incluir outros tipos de papéis para a impressão de imagem digital, sendo usado o termo fotossensibilidade.
O papel fotográfico é exposto à luz de uma forma controlada, de diversas maneiras, através do uso de um ampliador, seja pela sobreposição de um filme negativo em contato direto com o papel, ou pela colocação de objetos sobre o próprio papel para a produção de um fotograma (aqui). Em todos os casos, o papel é posteriormente revelado para a produção de uma imagem visível.

Variedades de papéis: Além da grande variedade de papéis fotográficos, o alto nível atual de interesse pela fotografia parece ter encorajado os fabricantes a produzir papéis capazes de manter uma gama excepcional de contrastes, com brancos brilhantes e negros profundos. Em meio a tantos materiais de alta qualidade, cabe ao fotógrafo ou laboratorista aprender a escolher e trabalhar com eles para conseguir uma excelente cópia final. Os papéis fotográficos possuem quatro camadas: suporte, substrato, emulsão e camada protetora. Diferenciam-se pelo tipo de emulsão, acabamento da sua superfície (textura), brilho, contraste, cor e peso (volume).
Os papéis RC (resin-coated) ou resinados, recebem uma camada de polietileno que evita que eles fiquem encharcados pelas substâncias químicas. Eles podem ser lavados com muita rapidez, já que os resíduos químicos são facilmente removidos.
Entretanto, hoje em dia há sérias dúvidas a respeito de seu armazenamento, pois a camada de polietileno tende a se deteriorar com o tempo.
Em sua maioria, os papéis têm uma camada de monóxido de bário (barita) entre a emulsão e a base. A barita é uma substância argilosa, e essa cobertura suaviza a textura inerente ao papel.
Papéis mais espessos (peso duplo) resistem melhor aos rigores do processamento do que as variedades mais leves, sendo mais resistentes a pressões e rupturas. Também ficam bem mais planos após a secagem e podem ser montados com mais facilidade. Apesar de os papéis de peso simples serem mais delicados e exigem muitos cuidados, eles são mais apropriados no processamento de grandes volumes e no caso de cópias que são secas em prensas de secadoras ou secadoras de tambor; também é mais fácil retirar deles os resíduos químicos. No processamento de cópias grandes o papel de peso simples quase sempre se danifica.

Propriedades físicas dos papéis:
Textura: Extremamente lisa, rugosa, texturizada, intermediária.
Brilho: É um brilho extremamente forte ate a superfície muito fosca, oque diferencia um papel brilhante do fosco é a visualização dos pretos. O papel brilhante vai aparecer mais contrastado que o fosco, porque o preto parece mais denso ou escuro.
Peso: O peso é referente à sua espessura, leve, média, dupla, simples.
Tonalidade: A cópia final e sua coloração dependem do tamanho dos grãos, e também é afetada por mudanças na cor da base.
Tons frios: papéis de brometos de prata. Grãos de brometo de pratas geram grãos mais grosseiros, e dão uma imagem de cor preto neutro.
Tons quentes: Papeis de cloreto de prata e cloro-brometo de prata (Ektalure da Kodak) possuem grãos bem menores e geram imagens com tons mais quentes, ou seja, marrons.

Propriedades fotográficas do papel:
Contraste: Define-se a diferença de densidade em duas áreas.
Papeis de contraste fixo: O papel pode ser muito ou pouco contrastado, isso depende do número do grau dado pela numeração 1, 2, 3, 4,5. Quanto maior o número, mais contrastato.

Papéis de contraste variável: Usando o mesmo papel, e a utilização de filtros coloridos, é possível sensibiliza as camadas, diferentes da emulsão, as quais produziram variação de contraste. Mais vermelho, mais contraste, mais amarelo menos contraste.


Fonte:
ADAMS, A. Materiais para cópias: papéis fotográficos. In: ADAMS, A. A Cópia. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. p.51-69.
Schisler, Millard W.L Revelação em Preto e Branco: a imagem com qualidade SP: Martins Fontes, 1995
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_fotográfico

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